Praia abrigada e isolada, é possível usufruir do sossego das águas calmas e da areia aí existentes. Com algumas infra-estruturas de apoio, encontra-se rodeada do tão característico verde açoriano.
O acesso a este miradouro, em plena serra da Tronqueira, constitui por si só um agradável passeio, por uma estrada bordada de hortênsias. Do alto dos seus 887 metros avista-se uma imensa paisagem, que se estende até ao mar. É um dos pontos mais altos da ilha.
Recuperado em 2005, o parque é constituído por diversas espécies de plantas endémicas, moinhos de água e duas antigas residências de moleiro, transformados em espaços de lazer.
Inaugurado em 1898, o museu detém uma interessante colecção de peças e alfaias da etnografia local (instrumentos agrícolas, utensílios utilizados na matança do porco, etc.). Existe ainda uma secção com os trajes de outras épocas e um espaço de exposição de cerâmica antiga. Este espaço recorda um passado recente, bem presente na memória dos micaelenses e, em particular, dos nordestenses.
Deste miradouro alcança-se ampla vista sobre as belas paisagens naturais da ilha, com o verde da flora abundante e o azul do mar em evidência.
Este impressionante miradouro está rodeado de belos jardins e permite avistar a grandiosidade da costa nordeste da ilha. Dizem os habitantes locais que é o sítio ideal para contemplar o nascer do Sol.
O Percurso da Lomba da Fazenda tem início no Jardim Público desta localidade e segue pelo Caminho do Concelho até ao Parque de Campismo da Feira, local de exuberante vegetação e onde podem ser apreciados moinhos de água. Deste parque, o percurso pedestre segue até à Foz da Ribeira (zona balnear), subindo posteriormente, por trilho, até ao Parque Endémico.
O trilho de Nossa Senhora do Pranto tem a duração de 1 hora e 15 minutos no total de 2km sobre terreno linear. Iniciasse na Estações da Via-sacra, passando pela Ermida de Nossa Senhora do Pranto depois Pocinho acabando na Assomada.
O trilho Algarvia / Pico da Vara é um percurso com duração média de 1 hora e 30 minutos ao longo de 3 km, é considerado um percurso ecológico/cultural e está inserido na Reserva Florestal Natural do concelho do Nordeste. Este percurso tem origem em Algarvia, passando pelo Pico Redondo e acabando no Pico da Vara.